Perfil

Conforme a Resolução nº 02, de 18 de Fevereiro de 2003, onde foi instituída as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina, o presente projeto pedagógico tem como perfil do egresso um profissional “… com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, análise por imagem, dentre outras, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade”. Ainda de acordo a mesma resolução, “Biomédico com Licenciatura em Biomedicina capacitado para atuar na educação básica e na educação profissional em Biomedicina”.

O profissional Biomédico egresso do Unis deverá deve estar capacitado a tomada de decisões, a atuar em equipes multidisciplinar em saúde, visando à eficiência e qualidade na prestação de serviço, atendendo de forma humana e com presteza a comunidade. O principal direcionamento do profissional se refere as atividades voltadas ao procedimento de apoio ao diagnóstico clínico como a Análises Clínicas, sendo que o profissional estará apto a dar sequência no desenvolvimento das habilitações como Bromatologia, Imagenologia, Análise Moleculares, Perfusão Extracorpórea, Análise Ambientais, Citopatologia, Biomedicina Estética e carreira acadêmica voltado para pesquisa e docência considerando as características regionais.

A formação do biomédico tem por objetivo dotar o profissional além das habilidades e competências gerais dos cursos da saúde, sempre embasada na DCN, também dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

I. Compreender o mecanismo de funcionamento corpo humano desde o nível intracelular até os mecanismos funcionais de cada tecido e órgão;

II. Fornecer subsídios para o entendimento amplo do desenvolvimento do processo saúde-doença, métodos diagnósticos, interação com meio ambiente, inerentes à biomedicina;

III. Compreender as de interação do organismo humano com o meio ambiente e agentes infeciosos e a alteração do estado de saúde. Aplicar as noções básicas de biologia, patogenia, epidemiologia e profilaxia, diagnóstico e tratamento das principais doenças de importância em Saúde Pública ocorridas no Brasil;

IV. Compreender e aplicar os métodos analíticos, matemáticos fundamentais para o estudo e desenvolvimento dos métodos e técnicas utilizados na profissão de biomédico;

V. Discutir, analisar e refletir sobre a questão da saúde, de forma ampla considerando-a não só como uma aquisição individual, mas como resultado de um processo sociocultural, econômico e político, atuando de forma crítica e reflexiva, porém com flexibilidade diante dos novos desafios;

VI. Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano e o ambiente, respeitando-os e valorizando-os;

VII. Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;

VIII. Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais em geral;

IX. Exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas;

X. Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;

XI. Realizar, interpretar, emitir laudos, pareceres, atestados, relatórios e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança, desempenhando com eficiência a gestão laboratorial;

XII. Desenvolver um solido conhecimento nas diferentes áreas das ciências biomédicas;

XIII. Capacidade de obter informação nas várias formas de divulgação do conhecimento;

XIV. Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução biotecnológica apresentadas no contexto mundial.

XV. Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológica.

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

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